Fiscalização em tempos de pandemia: o papel do vereador nunca foi tão importante

As atividades do vereador não podem ser resumidas apenas ao tratamento das leis do município. Existe ainda uma função ligada ao cargo de vereador que é fundamental para a própria saúde da nossa democracia. Trata-se da fiscalização das ações do Poder Executivo municipal – ou seja, das ações do prefeito. 

Muitos ainda associam o vereador com o trabalho de assistencialismo, mas esquecem do principal papel do parlamentar, que é FISCALIZAR.

No período de pandemia, esse papel nunca foi tão importante. Sabemos que muitos municípios estão recebendo recursos federais e estaduais, para que sejam aplicados em ações de combate ao coronavírus. Quem fiscalizará esses recursos e garantirá que eles cheguem à população de forma correta é o vereador.

Algumas Câmaras estão criando inclusive um comitê especial para a fiscalização nesse período (clique aqui para ver requerimento).

O vereador deve cobrar da prefeitura informações sobre a quantidade de EPI´s que o município recebeu, a destinação dos mesmos, o boletim da secretaria da saúde, contendo dados atualizados dos números de infectados e suspeitos e também relatórios detalhados que mostre o destino dos recursos financeiros, onde e como estão sendo aplicados.

Essa com certeza é uma forma efetiva e ética do vereador exercer o seu papel e beneficiar a população.

Twitter

Instagram

Newsletter