Programa “Qualifar SUS”

Considerando a necessidade de qualificar a Assistência Farmacêutica, com ênfase em sua inserção nas Redes de Atenção à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (DAF/SCTIE/MS) desenvolveu o QUALIFAR-SUS: Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica.

O Programa foi pactuado na reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) de 26 de abril de 2012, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). Em 13 de junho de 2012, foi publicada a Portaria n°1.214/GM/MS, que institui o QUALIFAR-SUS.

O QUALIFAR-SUS tem por finalidade contribuir para o processo de aprimoramento, implementação e integração sistêmica das atividades da Assistência Farmacêutica nas ações e serviços de saúde, visando uma atenção contínua, integral, segura, responsável e humanizada.

O Ministério da Saúde autorizou a liberação de R$ 37 milhões de reais para serem aplicados no aperfeiçoamento dos serviços farmacêuticos nos postos de saúde. (FONTE: MS).

A Câmara deva acompanhar de perto todo o processo que envolve a prospecção do programa, desenvolvimento e prestação de contas por parte da gestão.

Clique abaixo para baixar o requerimento.

Requerimento Qualifar SUS

Por Fábio Tajra

Escolegis UVC

Twitter

Instagram

Newsletter