UVC reúne vereadores do Ceará em seminário que abordou o novo cenário político brasileiro

A União dos Vereadores e Câmaras do Ceará – UVC reuniu nesta última quinta-feira (23), em Fortaleza, vereadores de todas as regiões do estado para a retomada dos Seminários Estaduais de Formação Legislativa. Evento que, em 2017, foi realizado de forma itinerante em diversos municípios, e agora retorna para mais um ciclo de edições.

fotofinal

Essa primeira edição na capital cearense teve aconteceu na Assembleia Legislativa e teve em sua programação palestras e debates sobre temas que envolvem o Poder Legislativo municipal.Dentre as presenças ilustres na ocasião estavam o presidente da casa, Dep. Zezinho Albuquerque, o primeiro secretário Dep. Audic Mota, o Dep. Sérgio Aguiar, os secretários de Estado Will Almeira (SPD), Euller Barbosa (Esportes) e Felipe Pinheiro (Sec. Adjunto do Gabinete) e a Sra. Maria Hilária de Sá, diretora executiva do Instituto Superior Plácido Castelo, do Tribunal de Contas do Estado. Além, claro, da diretoria da UVC, presidida pelo vereador César Veras (Camocim), com a direção do vereador Guto Mota (Tejuçuoca).

mesa

autoridades

Controle e fiscalização, prestação de contas, políticas públicas para mulheres e os desafios que os vereadores enfrentarão nesse novo cenário político que iniciará no ano de 2019 foram os principais assuntos abordados nas palestras. O Sr. Eugênio de Castro, do TCE/CE, tirou as principais dúvidas dos vereadores em relação aos novos entendimentos do órgão, o Dr. Tiago Abreu, advogado, explicou sobre questões jurídicas, a Sra. Camila Silveira, da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, falou sobre ações que as vereadoras podem implementar em seus municípios e, por fim, o juiz Dr. Herval Sampaio, encerrou o dia com o tema principal: “ Novo cenário político e desafios da vereança”.

publico

Os vereadores receberam, ainda, kits elaborados pela UVC com materiais informativos, voltados para a qualificação dos seus mandatos. Este ano de 2018 a entidade promoverá mais uma edição, desta vez em Juazeiro do Norte, dia 29 de novembro no Hotel Verdes Vales, contemplando os vereadores do Cariri. A diretoria já estuda quais serão os municípios que receberão as próximas edições, que devem continuar em 2019.

Twitter

Instagram

Newsletter